Desafíos para las políticas públicas en población en América Latina: Las Conferencias Regionales de Población y Desarrollo
A aula magna do Programa de Pós-Graduação em Demografia do IFCH Unicamp terá como tema Desafíos para las políticas públicas en población en América Latina: Las Conferencias Regionales de Población y Desarrollo, dia 21 de março, às 09 horas na Sala de Defesa de Teses I. A aula contará com a presença de Enrique Peláez, Pesquisador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas de Argentina (CONICET )e Professor da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina.
As mudanças na dinâmica demográfica, resultantes das complexas interações entre fecundidade, mortalidade e migração, têm gerado um desafio significativo na formulação de políticas públicas para o desenvolvimento tanto em nível mundial quanto na América Latina. A primeira e a segunda transições demográficas provocaram uma série de transformações estruturais na composição e distribuição da população, bem como em suas necessidades e demandas.
Nesse contexto, as reuniões da Conferência Regional de População e Desenvolvimento têm emergido como espaços cruciais de debate e discussão, onde são abordadas questões fundamentais para o estabelecimento de um roteiro para as políticas populacionais na região.
Essas reuniões são essenciais para identificar os desafios demográficos contemporâneos e definir estratégias abrangentes que fomentem o desenvolvimento sustentável e inclusivo, abordando aspectos como envelhecimento populacional, migração, urbanização e equidade de gênero. Nesta aula, apresentaremos os debates e discussões desenvolvidos nas reuniões da Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento para definir e implementar o Consenso de Montevidéu sobre População e Desenvolvimento, como guia para as políticas populacionais na Região.